quinta-feira, 29 de julho de 2010

Aqui é meu lugar!


Olhos arredondados, pêlos volumosos e brancos como a neve (quando toma aquele banho), boca pequena e perfeita. Parece mais um coelhinho, só parece.
Príncipe, parece até que foi ontem que chegou para alegrar a vida de toda uma família, em especial, a de seu dono, o Nelsinho. São tantas histórias... Príncipe chegou de presente, a pedido da mãe do Nelsinho, Azenilda (conhecida por Neca), que percebeu que seu filho gostava muito de cachorro.

Príncipe conquistou o coração de todos, até mesmo do pai do Nelsinho que, até então, repudiava animal, principalmente cachorro. Pasmem, ele passou a ser o avô querido do Príncipe!
Dentre muitos momentos marcantes na vida desse animalzinho, certo dia, seu ex-dono, Jocenildo, pediu para o príncipe “passar” uns dias em sua casa. Ele queria que Príncipe espantasse alguns ladrões que estavam roubando suas criações de pinto. Contudo, não contava que o Príncipe guarda-costas, iria adoecer de saudade de sua família querida – especialmente de seu velho avô Nelson.
Quando Nelson soube de sua doença pediu que devolvessem seu cachorro imediatamente. Na volta para casa, Príncipe dá altos vexames no ônibus, provocou nos braços da Bisavó, Odenilda, avó materna do Nelsinho.
Certo dia, seus donos decidiram mudar de cidade, e é claro que o Príncipe como integrante da família, teve que seguir junto. Isso se não tivesse ocorrido um probleminha: o príncipe foi colocado na carroceria da caçamba junto com a mudança.
Nelsinho já estava na casa nova esperando o resto da mudança e seu melhor amigo, mas para a surpresa e tristeza de todos, a caçamba chegou sem o Príncipe:
- e agora, o que aconteceu?
- Caiu, e se não morreu com o impacto da queda, deve ter sido roubado ou atropelado em plena BR 163 Santarém-Cuiabá.

Tristeza...........

Saber o que aconteceu com o príncipe era mistério total. A face do Nelsinho e do avô Nelson era de mexer com o coração de qualquer pessoa. Quando perguntavam pelo Príncipe para o Nelsinho, sua resposta era sempre a mesma:
- “O pinshípe vem no carro e ele não vai mais pular...”
A esperança de rever seu companheiro era grande, coisa que os adultos já julgavam como algo impossível, isso por que dias depois Fábio-Café (tio do Nelsinho) avistou em plena pista da BR 163 – Santarém Cuiabá o couro de um animal parecido com o príncipe...
- Oh santo Deus! Notícia que ninguém queria receber!
Foi quando, em busca de amenizar essa árdua perda, os familiares e amigos dos enlutados resolveram se mobilizar para conseguir um cão parecido com aquele que em vida se chamou “Príncipe Lameira Sales”.

Semanas depois...

Certo dia, Fábio-Café, retornando do trabalho, avistou um cachorro parecido com o falecido. Ao se aproximar, o susto foi maior:
- “Existe reencarnação, ou eu estou vendo um fantasma?!.Como pode ser?! eu vi o couro do Príncipe na avenida Cuiabá! ”.
O cão estava próximo de um açougue. Esperando pela compaixão de receber, nem que fosse uma migalha dos restos de pele de carne bovina imprópria para consumo humano. Ainda não acreditando no que estava vendo, Fábio pergunta ao açougueiro:
- “De quem é esse cachorro?”.
O açougueiro responde:
- “Ah meu amigo, não sei. Ele apareceu esses dias do nada pra essas bandas, e vive por aqui”.
Café retruca:
- meu amigo, esse cachorro é do meu sobrinho, o senhor não imagina o quanto a família do meu irmão está sofrendo, pensando que ele está morto. Quer ver uma coisa? ”Príncipe!!!!”
Gritou Café.
O olhar do sofrido animal se voltou na direção do café. Mas assustado com tantas coisas novas acontecendo em sua vida, Príncipe, não deu bola e saiu de fininho.
Seu avô Nelson, ao receber a notícia que seu neto e velho amigo estava vivo, saiu com café em busca do reencontro, mas chegando no açougue, o Príncipe não estava mais. Desistir, jamais. Lá estavam eles em plena BR em busca do animal...
Tarde da noite, numa comunidade de poucos habitantes, avistaram o Príncipe sendo expulso por uma vendedora de churrasquinho. Devia estar mendigando uma janta para amenizar a fome.
Nelson sem conter ás lágrimas, grita:
- “Príncipe!!!!”
Não era cena de filme de Hollywood, mas emocionou a todos.
Príncipe deu aquela olhada, retribuindo a emoção, e disparou numa carreira emocionante e se jogou nos braços de Nelson, o vovô.
“E não me perguntou nem por aonde eu andei, os bens que eu gastei, mas nada me restou, mas olhando em meus olhos somente me amou e ao me beijar, me acolheu num abraço de Pai” “Ops!” de Avô (trecho da música o filho pródigo, cantora: Adriana)”.
Príncipe voltou para a casa e desde então vive feliz ao lado de sua família querida. Vez ou outra, os carros, na Avenida Rui Barbosa, freiam em cima ou tiram fino do animal, que adora pegar vento nos finais de tarde em sua nova cidade, Santarém do Pará.

Nenhum comentário: